Pular para o conteúdo principal

Como manter a igreja viva!?

Como Manter a Igreja Viva


Uma das passagens mais dramáticas da Bíblia é Isaías 1:10-20, onde o profeta repreende a Igreja do Antigo Testamento, chamando seus líderes de príncipes de Sodoma e Gomorra, cidades famosas pela devassidão e iniqüidade. O povo de Deus havia se corrompido ao ponto de Deus não mais ter qualquer prazer em receber o culto e a adoração dele. Infelizmente, esse quadro de decadência e corrupção da Igreja de Deus neste mundo se repetiu por muitas vezes através da história. Nestes períodos o povo de Deus esfria em sua fé, endurece o coração, persevera no pecado e serve de péssimo testemunho ao mundo.
Nosso dever como Igreja e cristãos individuais é evitar que a decadência espiritual entre em nossas vidas. Existem quatro coisas que podemos fazer para evitar o declínio espiritual da Igreja, com a graça de Deus:
(1) Tratar o pecado com seriedade. Nada arruina mais depressa a vida espiritual de uma comunidade do que permitir que os pecados dos seus membros permaneçam sem ser tratados como deveriam. Lemos na Bíblia que quando Acã desobedeceu a Deus, toda a comunidade sofreu as conseqüências. Nossos pecados não são problema: mas os nossos pecados ocultos, escondidos, não confessados, arrependidos, se constituem um tropeço espiritual, que entristece o Espírito de Deus, e acaba se espalhando pela Igreja e envenenando os bons costumes e a fé. 
(2) Zelar pela sã doutrina. A verdade salva e edifica a Igreja, mas a mentira é a sua ruína. O erro religioso envenena as almas e desvia o povo dos retos caminhos de Deus. O Senhor Jesus criticou severamente a Igreja de Pérgamo por ser demasiadamente tolerante para com os falsos mestres que infestavam a comunidade com falsos ensinos (Apocalipse 2.14-15). Da mesma forma, repreendeu a Igreja de Tiatira por tolerar uma mulher chamada Jezabel, que se chamava profetiza, e que ensinava os membros da Igreja a praticar a imoralidade (Apocalipse 2:20). Devemos ser pacientes e tolerantes, mas nunca ao preço de comprometermos o ensino claro do Evangelho.

(3) Andar perto do Senhor da Igreja. É Deus quem nos mantém firmes e puros. A Bíblia diz que se nós nos achegarmos a Deus, ele se achegará a nós. A Bíblia também nos ensina que Deus estabeleceu os meios pelos quais podemos estar em contínua comunhão com Ele. Estes meios são: os cultos públicos, as orações e devoções em particular, a leitura e a meditação nas Escrituras, a participação regular na Ceia do Senhor. Cristãos que deixam de usar estes meios acabam por decair espiritualmente, como uma brasa que é afastada da fogueira e logo perde seu calor. A negligência destes meios de graça abre a porta para a acelerada decadência espiritual e moral de uma Igreja.
(4) Estar aberta para reformar-se. O lema das Igrejas que nasceram da Reforma foi  “Eclesia Reformata Semper Reformanda”. Ou seja, a Igreja deve sempre estar aberta para ser corrigida por Deus, arrepender-se de seus pecados e reformar-se em conformidade com o ensino das Escrituras. Nas cartas que mandou às igrejas da Ásia Menor através do apóstolo João, o Senhor Jesus determinou às que estavam erradas a que se arrependessem e retornassem aos retos caminhos de Deus (Apocalipse 2.5,16,21; 3.3,19). Elas precisavam ser reformadas e mudar o que estava errado. Existe grande perigo para uma igreja quando ela se fecha em si mesma, e deixa de ouvir a voz do seu Senhor, que deseja corrigi-la e traze-la de volta aos caminhos do Evangelho.
Estas medidas devem também ser aplicadas a nós, individualmente. Deveríamos procurar evitar a decadência espiritual da nossa prática religiosa, mantendo acesa a chama da fé pela freqüência regular aos cultos, pela leitura diária da Bíblia, por uma vida de oração e comunhão com outros irmãos. Infelizmente, por negligenciarem sua vida espiritual, muitos cristãos estão contribuindo para enfraquecer o testemunho das igrejas evangélicas no mundo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Unção

UNÇÃO Certa vez, um garoto perguntou para um servo de Deus: “O que é unção?” O servo de Deus, então, chamando a atenção do garoto para um boi que pastava à certa distância, perguntou: “Você está vendo aquele boi pastando?” Sim!, respondeu o garoto. E o homem de Deus falou: “Aquilo não é unção”. Em seguida, viu um passarinho que cantava no galho de uma árvore, e disse: “Você está vendo aquele passarinho  cantando?” E o garoto respondeu: “Sim!” “Aquilo também não é unção”, falou o servo de Deus. E curioso, o garoto perguntou: “Então, o que é unção?” Depois de uma boa pausa, o homem concluiu dizendo: “Se você ver um boi no galho de uma árvore, cantando feito passarinho, aquilo, sim, é unção!” A unção, amados, é um derramar de Deus... é algo sobrenatural, celestial e inusitado, que ocorre, quando o Espírito Santo, com o Seu poder, vem numa medida generosa, sobre aqueles que crêem. Receber a unção do Espírito Santo é a experiência de se receber um revestimento de poder. A unção é um...

Quando é bom estar só!

Quando é bom estar só! "  por causa da tua mão me assentei solitário."   Jeremias 15:17  Estar só nem sempre é algo  ruim.Na verdade há momentos  que é absolutamente  necessário,a  fim de podermos ouvir o que  Deus tem a nos dizer . A Bíblia  indica que Jesus:(a)"geralmente  retirava-se para um lugar solitário e orava" (Lc 5:16);  (b)""retirou-se num barco,em particular para um lugar  deserto (Mt 14:13); (c) "subiu sozinho a um monte para  orar,ao anoitecer, ele estava ali só" (Mt 14:23); "quando Ele  ficou sozinhos.os doze... lhe fizeram perguntas a cerca das  parábolas"(Mc 4:10).No Antigo Testamento "Jacó ficou  sozinho.Então veio um homem,que se pôs a lutar com ele  até  o amanhecer "(Gn 32:24) . As suas maiores vitórias espirituais acontecem em batalhas  em que Deus o chama para lutar quando você está só.Na  maioria das vezes,Ele esboça e revela Seus  planos para a...